sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O desafio agora é outro

http://www.contexbrasil.com/Images/Uploads/6361cb8483b9b10b00fb635ff25d200e.jpg

Olá Pessoal!!

Nossa faz muito tempo que eu escrevi! Abandonei mesmo vocês! Bem, acho que algumas pessoas próximas sabem, mas a maioria não deve saber que eu estou trabalhando num momento numa multinacional, não como Trainee, como analista, o emprego apareceu uma semana antes de completar um ano na busca por um trabalho, então vocês devem imaginar como foi um alívio pra mim passar pelo dia 12 de abril com a certeza de uma contratação numa cidade perto da minha família e com a possibilidade de terminar minha especialização em engenharia de segurança. Passei estes últimos seis meses me integrando a empresa e me dedicando a minha atual função como analista de gestão. A empresa é bem bacana, funciona de uma maneira totalmente diferente da anterior que eu havia trabalhado e tem me feito muito bem, abriu meus horizontes para coisas que eu não havia percebido, tenho uma chefe que tem me ajudado muito a amadurecer dentro da Cia (sem babação tá! sinceridade mesmo), ela uma pessoa que tem me dado feedback constante e tem me orientado a ser uma profissional melhor e mais madura.

Mas esse não é bem o tema do post, o tema é "O desafio agora é outro". Uma estagiária da minha empresa certo dia me fez a pergunta: "Kadije, como é não ser mais a estagiária, como é ser contratada?", na hora eu não consegui bem responder, mas aquela pergunta me fez refletir sobre o que eu havia passado desde minha época de estágio até agora, sobre o quanto eu tinha mudado e amadurecido, e como eu tinha mudado meu olhar em relação a minha carreira e ao mundo corporativo. Essa reflexão ainda vai me render muitos posts mas nesse momento o meu desejo é falar sobre este novo desafio que é ser uma profissional, não mais uma estagiária.

Claro que muita coisa muda, você sente mais a responsabilidade, o compromisso, a pressão das metas, tem uma equipe para liderar, tem que dar exemplo, a preocupação que você deve ter com a imagem que você passa é muito maior. O desafio então é amadurecer rápido, ter a malícia de certas coisas, não se expor tanto, conquistar as pessoas que trabalham com e para você, fazer sempre tudo bem alinhado com seu chefe e, muitas vezes, não transparecer seus medos, inseguranças e, principalmente, as insatisfações. É importante também que você se empenhe bastante em dar resultados e no caso de estar iniciando numa nova empresa procure tomar cuidado com sua adaptação.

Na maioria das vezes as culturas organizacionais das empresas são muito distintas e você tem que mudar seus comportamentos de uma para outra, o que pode ser normal na empresa "A" pode ser muito ofensivo na empresa "B". Atualmente vivemos em um momento que a informalidade tem tomado conta das organizações e, se não nos policiarmos ao menor deslize corremos o risco de cometer uma gafe, ou até uma atitude que pode ser caracterizada como assédio moral. Meu conselho é analisar bem o ambiente, procurar conhecer as pessoas, mais ouvir do que falar e só se posicionar quando tiver segurança.

Outro ponto importante é seguir o ritmo que a empresa trabalha, não adianta querer impor um ritmo rápido se a organização na qual você está é um pouco mais lenta e vice-versa, caso contrário a frustração e o desânimo acontecerão logo nos primeiros meses de trabalho.

Procure conhecer e se dedicar a sua equipe, quando você não está entrosado isso fica muito claro para seu chefe e para os outros setores gerando desconforto e impactando nos resultados de sua equipe, é claro que nem sempre damos sorte de se dar bem com todos do nosso ambiente de trabalho mas, é fundamental não transparecer de forma gritante o problema.

Bem pessoal essas são algumas dicas que podem ajudá-los a pensar sobre os desafios e responsabilidades de ser um profissional recém contratado. Em breve trarei outros temas, confesso que estou com vários posts acumulados.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário