sábado, 5 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012



Olá meus caros leitores!

       Me desculpem o meu enorme, gigante e imenso sumiço...bem posso atribuir toda essa culpa a Dell e a Garantec, por incrível que pareça eu adquiri um notebook Dell que tem ficado mais tempo com a assistência técnica do que comigo, mas esse caso vai para o Procon e com certeza eu terei causa ganha! Torçam por mim!!

       Mas vamos falar um pouco sobre o meu ano de 2012, o saldo do ano foi de bastante aprendizado, mas infelizmente não atingi o meu principal objetivo, ainda, que é conseguir o emprego do meus sonhos. Mas ao menos eu cheguei bem perto, e como dizem "Cada conquista é uma vitória e deve ser comemorada!".

      Este ano que passou eu me inscrevi em diversos Trainees e consegui avançar em cinco deles, as empresas foram: Evonik, Unilever, Yara, Schlumberger e Kinross. 

       A Unilever e a Kinross já foram matérias de alguns posts que eu escrevi durante o ano, a Schlumberger é uma prestadora de serviços de exploração para área de petróleo, que eu estou devendo uma matéria faz tempo! A Evonik é uma indústria química de base de alta tecnologia e a Yara é uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo no ramo.

          Bem, foram cinco empresas top de linha e todas tinham programas de Trainee incríveis! A Evonik prometia um programa de Trainee com duração de dois anos no Alabama - USA, a Unilever possuía um job rotation com duração de 3 anos, após isso a efetivação como gerente era certa, a Yara possuía um job rotation inicial com duração de 3 meses no Rio Grande do Sul, a Schlumberger possui um treinamento completo formando profissionais como engenheiros de petróleo com parte desse treinamento dado no exterior, a Kinross tinha o programa de Trainee que mais achei bacana com 4 anos de duração sendo 2 anos em Minas Gerais e 2 anos no Canadá.

             E o que foi que deu errado então??? Bem meus caros, como vocês já devem ter percebido eu tenho o costume de analisar tudo e aconselho vocês a fazer o mesmo, assim vocês entederão o que vocês fizeram de errado numa entrevista. De forma geral eu comentarei com vocês sobre alguns erros cometidos por mim, e alguns erros cometidos pelas empresas em relação ao recrutamento.

Foco na vida pessoal do candidato

           As empresas atualmente estão entrando cada vez mais nas nossas vidas pessoais e isso tem seu lado ruim e seu lado bom. O lado negativo é que muitas vezes a exposição de sua vida pessoal leva o recrutador a tomar conclusões errôneas sobre o candidato e a falta de separação da vida pessoal/profissional prejudica muito os candidatos a conseguir um emprego. Por exemplo, ter um péssimo relacionamento com seus pais nem sempre significa que você é um péssimo profissional e as vezes o candidato, mesmo sem querer, deixa transparecer alguns problemas pessoais ao recrutador. Para o candidato é essencial ter sempre uma boa resposta para essas perguntas e nunca deixar que o recrutador explore demais sua vida pessoal, fale apenas o necessário e desconverse quando o assunto não lhe agradar.
         O lado positivo é que muitas vezes as empresas desejam saber se seus planos futuros para sua vida pessoal se encaixam com os planos que a empresa teria pra você e algumas empresas possuem a preocupação com seu bem estar e da sua família. Algumas empresas possuem a filosofia de que um funcionário com a vida pessoal estabilizada (casado, filhos...etc) jamais teria o interesse de sair da empresa e sempre estaria se dedicando ao máximo para fazer o seu melhor e procurar promoções dentro no seu trabalho.

Missão e valores da empresa

        Bem esse tópico entra naquela velha história do perfil, as vezes passar numa entrevista depende do que você captou e entendeu da missão e dos valores da empresa e se você se enquadra neles, nem todo trabalho é para todo mundo. Mas se você enxergou que a aquela empresa tem tudo a ver com você não exite em citar os princípios da empresa os quais você se identifica, no fim das contas essa aderencia a cultura da empresa é o que determina a sua contratação. Em todas essas empresas que eu participei da seleção eu acabei cometendo o erro de não falar o quanto os princípios e os valores tinham a ver comigo e as vezes sem nem perceber eu acabava deixando isso de lado, portanto é importante que você estruture o que tem a dizer e não se perca durante as perguntas.

Reafirme o quanto você deseja aquela vaga de emprego

       Outro erro que eu cometi, quando um recrutador lhe perguntar porque você quer trabalhar empresa X, diga o óbvio! É porque você quer estar lá! Essa pergunta, que parece ter a resposta mais complicada do mundo, na verdade é a que tem a resposta mais óbvia e simples! Diga o quanto você quer a vaga, o que está disposto a fazer, porque a empresa lhe conquistou, o que você melhoraria na empresa, sinta-se parte da dela, elogie as conquistas dela, diga que quer fazer parte de tudo isso, e se for preciso repita o seu desejo durante toda a entrevista, sem medo. Você precisa dar segurança ao recrutador, a empresa vai investir muito em você como profissional e isso custará caro para ela, então não faz sentido contratar alguém que não queira com unhas e dentes trabalhar e dar o seu melhor para o crescimento da empresa.

O programa de Trainee

        As empresas conduzem seu programa de Trainee como acham que será eficaz para formar um profissional que futuramente se tornará gerente ou até um CEO, eu sinceramente, acho que o maior erro dos programas de trainee é colocar pessoas diferentes, com cursos e perfis diferentes, para fazer o mesmo roteiro do programa de trainee, nem sempre as pessoas formadas em engenharia estão dispostas a trabalhar na área comercial, e vice-versa, acaba então que muitos candidatos desistem antes ou depois de serem aprovados nos programas por julgar que não estarão fazendo o que gostam naquela companhia. Então procure se informar se você está disposto a passar por tudo que a empresa tem planejado para você e caso não lhe interesse nem vá adiante, você pode estar tirando a vaga de uma pessoa que realmente quer aquilo.


       Bom pessoal em relação aos trainees termina aqui o que eu tenho a dizer pra vocês, numa nova postagem eu comentarei sobre um assunto que a tempos eu estou querendo explorar "Empreendedorismo na Engenharia Química"! E já tenho um case para relatar, quem tiver algo a falar sobre o assunto entre em contato comigo pelo: kadije@gmail.com! 

Beijos e até mais!! 


Um comentário:

  1. Bom post! Poste mais! hehe
    Eu estou terminando o ensino medio esse ano, e pretendo fazer eng. química aqui no RS, possivelmente na UFRGS (se conseguir passar, claro!), e gostaria de saber como anda o campo de trabalho do engenheiro químico tanto no brasil quanto mundo, e se possivel, qual o salário inicial de um formando e o salário médio do profissional pós-graduado/ curso completo.
    Obrigado Kadije, gostei muito do blog e deveria continuar, serve de ajuda para muita gente!
    Boa noite!

    ResponderExcluir