sábado, 29 de setembro de 2012

A Indústria de Alimentos


            A indústria de alimentos se refere a produção de qualquer produto, acabado ou ingrediente, que poderá ser ingerido e possui valor nutricional. Atualmente é um dos ramos que mais cresce no mundo e tem relação direta com o crescimento populacional e o poder aquisitivo de uma população. 

               A indústria de alimentos possui diversos setores/produtos, são eles:
  • Açúcar
  • Alimentos Fortificados (Ex: Cup Noodles)
  • Alimentos Funcionais (Ex: Arroz Integral)
  • Aves
  • Balas e Chocolates
  • Bebidas
  • Biscoitos
  • Café
  • Carnes
  • Chás
  • Cereais
  • Gelados
  • Frutas e vegetais
  • Laticínios 
  • Massas
  • Misturas em pó
  • Óleos, gorduras e margarinas
  • Orgânicos
  • Pães, Bolos e Panetones
  • Pescados
  • Snacks e aperitivos
  • Temperos e molhos
  • Transgênicos

O setor em números

* Consolidado anual até dezembro/2011
Autorizada publicação dos dados desde que citada a fonte

Principais Indústrias Alimentícias por setor/produto

Açúcar

             O ramo sucroalcooleiro é dominados pelas inúmeras usinas espalhadas pelo país, o maior comercializador de açúcar do país é a Copersucar


Alimentos Fortificados /Temperos e molhos

              Como maiores produtoras de alimentos fortificados podemos citar a Nissin, a Nestlé, a Ajinomoto e Unilever que é detentora da marca Knorr. Todas essas empresas também produzem temperos e molhos.

Alimentos Funcionais

              Os alimentos funcionais estão ganhando cada vez mais espaço, são eles alimentos a base de soja, fibras, com antioxidantes ou integrais. Como produtores podemos citar a Supra Soy, o arroz integral Tio João, a Plus Vita, dentre outras.

Aves e Carnes/ Massas/Biscoitos/ Laticínios/ Óleos, gorduras e margarinas/Pães, Bolos e Panetones

             A maior produtora de alimentos a base ou feitos de aves e carnes é a Brasil Foods que surgiu da união da Perdigão e Sadia. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio. Atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas consagradas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras.

             Como grandes produtoras e concorrentes temos a Unilever, que também produz sorvetes assim como a Nestlé, a Danone que é uma das maiores no ramo de laticínios. No ramo das massas temos a Plus Vita novamente, a Fortaleza, a Vitarella entre outras.

Balas e Chocolates

               É impossível falar de balas e chocolates e não lembrar da Garoto e da Kraft Foods, que produz a Halls, Bubaloo e outros inúmeros produtos.

Bebidas

               No ramo de bebidas temos a gigante Ambev, a maior empresa de bebidas alcoólicas do mundo e as suas concorrentes a Coca Cola e a Heineken.

Café

              O Brasil é considerado um dos maiores produtores e consumidores de café. São inúmeros os produtores de café, temos o café São BrazCafé Santa ClaraCafé Três Corações, dentre outras inúmeras empresas.

Chás

          Como grandes produtoras de Chá citamos a Maratá que produz também molhos, café, condimentados e outros inúmeros produtos,  e a Chá Matte Leão que pertence a Coca Cola.

Cereais

                   A marca que nos vem a cabeça quando se trata de cereais é a Kellogs, é claro que também devemos lembrar dos produtores de trigo e arroz.

Frutas e vegetais


                  No processamento de frutas e vegetais podemos citar a Atigel.

Orgânicos

               A produção de alimentos orgânicos é realizada no nosso país geralmente por pequenos produtores ou cooperativas, a BrasilBio possui um cadastro nacional de produtores por região e produtos comercializados.

Pescados

                       A empresa mais popular no ramo de pescados é a Netuno que possui uma variedade de peixes e camarão, e até um kit congelado com todos os ingredientes da Paella.

Snacks e aperitivos

                         PepsiCo é uma das maiores produtoras de salgadinhos (Snacks) e aperitivos, dona da marca Elma Chips conhecida muldialmente. 

Transgênicos

                  O Brasil é o segundo maior produtor de transgênicos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Assim como no ramo dos alimentos orgânicos não se sabe muito sobre os maiores produtores de maneira individual, o que se sabe é que existem vários produtores espalhados pelo país.

O papel do Engenheiro Químico na indústria de alimentos

             A indústria de alimentos requer uma atenção e uma legislação diferenciada das demais, o engenheiro que se dispor a trabalhar nesse setor deve ser muito exigente com os parâmetros de qualidade e higiene dos produtos. A vestimenta dos trabalhadores desse setor é bastante diferenciada, dependendo do que se é produzido o fardamento é quase completo, muitas vezes apenas os olhos e o nariz ficam expostos e mesmo assim para o caso dos olhos usa-se um óculos de proteção, que é um equipamento de segurança obrigatório para toda e qualquer indústria. Todas essas medidas são necessárias para evitar problemas de contaminação nos produtos.

              Cabe ao engenheiro ter um conhecimento aprofundado de microbiologia, das ferramentas de qualidade, do maquinário e como sempre um bom relacionamento interpessoal com sua equipe. O engenheiro alocado nesse setor terá que acompanhar todas as etapas do processo observando não só o risco de contaminação do produto como a existência do produto fora de especificação, como uma torta com mais recheio que o especificado por exemplo.

                  Mesmo se tratando do mesmo setor há uma diferenciação imensa na fabricação de cada alimento dependendo do tipo de produto há uma preocupação diferente em relação a qualidade, produção e etc. A única preocupação pertinente a todos os processos é a contaminação microbiológica. Todos os produtos devem atender as exigências da ANVISA caso contrário a produção será retida e o Engenheiro e o empresário responsáveis serão penalizados.

6 comentários:

  1. Muito bom! obrigado!!!! curso primeiro semestre de eng. quimica. seu texto ajudou a confecção do meu trabalho de introdução!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kadije tudo bem? Você poderia me indicar uma fonte de informações onde eu consiga aprofundar o assunto: Por que uma indústria de panificação precisa de um engenheiro químico como responsável técnico. Preciso embasar um trabalho a esse respeito. Desde já fico grato por encontrar seu blog e aproveito para expressar minha admiração pela apresentação e informações.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostaria de saber se empresas alimenticias de chocolate por exemplo contratam engenheiros quimicos.

    ResponderExcluir